Vem Junto! (Carta aos Jovens)



Aracaju, 29 de agosto de 2018

Estimados Jovens,

Salve Maria!

"Basta que sejais jovem para que eu vos ame profundamente", nos ensina São João Bosco, sacerdote visionário que tudo ofertou pela felicidade dos jovens. Mas, quem é o jovem? Jovem é aquele que com seu exemplo de vida está sempre a sinalizar a felicidade, convidando não a um ou a outro, mas a todos. De forma espontânea ele simplesmente diz: - Vem Junto!

O jovem é bom e belo em suas atitudes no cotidiano. Qual jovem não se estressa com a semana de provas da faculdade? E quando o namoro parece um vendaval e tudo parece se desestabilizar, qual jovem não pensa em propor soluções e abrir-se para o discernimento? E quando é preciso arrumar um "trampo" para ajudar nas despesas de casa ou até mesmo para começar a construir o próprio caminho? O jovem tudo supera com alegria e este é o seu diferencial.

Mas, seria só isso? Não! O jovem também é sedento, criativo, revolucionário e protagonista.

O jovem é sedento

A realidade cada vez mais competitiva e desafiadora do mundo atual olha para o jovem e busca extrair dele não apenas o necessário para essa preciosa fase que é a juventude, mas deseja-lhe sugar tudo. Em resposta a tamanho barulho de cobranças e conflitos, o jovem revela-se sedento. Sede de momentos de deserto para reconhecer-se, sede de profundidade nas ocasiões, sede também de pais que consolidem a dignidade, educadores que o afirmem e pastores para o seu acompanhamento.

O jovem é criativo

Criatividade é a capacidade de solucionar questões de forma inovadora e acessível, motivada por alguma situação. O coração do jovem pulsa criatividade, pois ele é portador do vigor para lançar-se nas estradas do mundo praticando a cultura do encontro, perceber o outro, acolher e desejar fazer não pouco e nem muito, mas tudo em prol da felicidade de todos aqueles que por sua história passam. E assim, em íntima união com o Espírito Santo, fonte de todo amor e esclarecimento, o jovem é capaz de discernir e motivar-se para a realização do novo, transformando realidades de forma alegre e criativa.

O jovem é revolucionário

A revolução aqui mencionada não é pautada em ativismos, manipulação, brigas de discursos ou a ilusão da construção de melhorias através da exclusão dos valores e da moral. O jovem revolucionário é radical através da força do seu testemunho, originado de uma íntima e profunda experiência com o Cristo Ressuscitado e sua Igreja, sustentado no serviço missionário e com propósito de coerência e santificação. Somente a santidade dos nossos jovens contagiará todos os povos para a unidade de um mundo melhor, e assim, contemplaremos ares de santidade onde há pobreza espiritual.

O jovem é protagonista

O jovem em sua rotina e anseios dinâmicos agem com alegria, virtudes e desejos de descoberta. Descobrir o outro, descobrir suas necessidades e fazer do serviço um ato incansável para que todos possam contemplar o Amor e por ele serem agraciados. Talvez o protagonismo juvenil que muito hoje é confundido e banalizado seja o grande segredo para a mudança que tanto esperamos, pois o protagonismo é capaz de revolucionar até mesmo no silêncio e na simplicidade dos atos.

Precisamos a cada instante reafirmar a vocação juvenil e estar com cada um, revelando o seu potencial, despertando no seu mais íntimo o sentido de vida ofertada em prol da construção de um mundo melhor.

A humanidade nos olha com expectativas e espera muito de nós. E aqui quero lhe convidar para uma grande explosão de felicidade na qual você será o grande protagonista. O Vem Junto - Feira de Ministérios, será realizada no dia 16 de setembro na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Igreja do Salesiano). Jovens de diferentes regiões da grande Aracaju demonstrarão de forma criativa, alegre e inovadora os desafios e as respostas da nova evangelização segundo a ótica do Carisma Auxilia. E aí, vai ficar de fora?

Espero por você!

Mais informações: 79 3085 - 2402 (Telefone Institucional e WhatsApp)

Com afeto,

GC Bruno Lucena

#VemJunto #Carta

Movimento dos Filhos da Santíssima Virgem Auxiliadora

Av. São João Batista  S/N  - Conj. Castelo Branco - Aracaju/SE 

+55 (79) 3021-6960

Todos direitos reservados                Movimento Auxilia - 2020