A PAZ, SOMOS O  MOVIMENTO AUXILIA

Quem somos

O Auxilia é um movimento católico fundado no dia 28 de Junho de 2010 na cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe; composto de jovens e adultos, que são unidos pela missão de salvar a juventude através da experiência de servir com alegria; missão suscitada pelo Espírito Santo no coração dos nossos jovens fundadores e alicerçada pela espiritualidade de São João Bosco, patrono do movimento; e do testemunho dos nossos baluartes:  São João Paulo II, o servo por amor; São João XXIII e sua humildade em servir; Beata Laura Vicuña e seu exemplo de oferta de vida; São Luiz de Maria de Montfort e sua entrega total a Maria Santíssima; e São Filipe Néri e sua pedagogia da alegria.

 

Buscamos viver um estilo de vida inspirado na Virgem Maria, Aquela que tudo fez e faz no apostolado deste movimento e por uma metodologia frutífera que nos coloca a servir pastoralmente em toda Santa Igreja. De tal modo, temos o termo "Auxilia", oriundo do título de veneração à Virgem Maria qual Dom Bosco sempre recorria em suas orações e ensinava aos seus jovens: Nossa Senhora Auxiliadora. Sendo assim, nos recordamos constantemente que nossa meta é imitar Nossa Senhora, Aquela que é o caminho que sempre nos leva a Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Atualmente, o Movimento Auxilia conta com 6 frentes de missão que promovem atividades voltadas a crianças, adolescentes e jovens, distribuídas em cinco paróquias da Arquidiocese de Aracaju; moderado pelo Conselho Geral dos Filhos da Santíssima Virgem Auxiliadora,  composto pelos guardiões gerais (Fundadores), lideranças dos setores e organismos do movimento, acompanhado com carinho e zelo pela Arquidiocese de Aracaju, representado pelo Assessor Eclesiástico. 

“Deus nos colocou no mundo para os outros”

                                                                                             São João Bosco

O Fundador

Nascido no dia 09 de Julho de 1992, Felipe Santos Bastos nasceu em Aracaju/SE, filho único de Maria Xavier Santos Bastos e José Antônio Pinheiro Bastos. Oriundo de uma família católica, Felipe Bastos sempre encontrou o alicerce familiar que contribuiu para o seu chamado. Batizado na Igreja de São Judas Tadeu pelo servo de Deus, Frei Miguel, iniciou sua vida cristã na Capela Nossa Senhora do Carmo, atual Paróquia N. Sra. do Carmo e Santa Teresinha do Menino Jesus. Ingressou em 1999 no Oratório Festivo N. Sra. Auxiliadora qual obteve o primeiro contato com a espiritualidade de São João Bosco. 

Sempre engajado na vida pastoral do Oratório, assumiu em 2008 a coordenação do primeiro grupo de jovens do Oratório, chamado de Esperança Jovem. Em seguida, assumiu a coordenação da AJS Aracaju (Articulação da Juventude Salesiana) por dois anos. Em 2010, após rezar e partilhar com o Pe. Aristides Pereira, responsável pela Pastoral Juvenil Salesiana, Felipe Bastos oferta sua vida aos 18 anos, convidando os jovens a viver uma experiência qual "Dom Bosco chamava cada um".  Desse modo, nasceu o Movimento Auxilia na Paróquia N. Sra. Auxiliadora com apenas 7 jovens que aceitaram o desafio proposto pelo fundador. 

Sua trajetória com os jovens sempre foi marcante através dos sinais de Deus presente em seu estilo de cuidar, acolher e escutar todos os jovens,  sempre se colocando como qualquer outro jovem, levando os aprendizados de Dom Bosco por onde passava. Em 2016 assumiu a grande missão de coordenar o setor responsável por toda juventude da Arquidiocese de Aracaju; tempo importante para fortalecer o chamado que Deus o apresentou aos seus 18 anos. 

Atualmente é designer gráfico, mora com os familiares e modera os Filhos da Santíssima Virgem Auxiliadora até o fim de sua vida conforme nossos escritos. Além da missão com o Movimento Auxilia, contribui na formação e acompanhamento da juventude católica, assim, prevalecendo os seus sinais de juventude e alegria em servir na missão suscitada por Deus. 

Cofundadores

Emilly Kedma Menezes Ribeiro nasceu no dia 20 de Setembro de 1991 em Laranjeiras/SE. Formada em Psicologia, Emilly sempre teve sua vida religiosa como prioridade, tendo seus primeiros passos na Paróquia de São Judas Tadeu. Conheceu o movimento através de uma ação social promovida pela AJS de Aracaju. Sentido o desejo profundo em viver este chamado, conheceu o Auxilia nos primeiros passos de sua história na comunidade Salesiana de Aracaju.

Sendo perceptível que os jovens precisavam de uma experiência mais profunda com Nosso Senhor, Emilly Kedma aceitou o chamado de conduzir os jovens sendo cofundadora do movimento, missão qual exerce nos dias de hoje até o fim de sua vida. Sendo um auxílio onde a Santa Igreja nos chama, Emilly já serviu a CNBB, sendo enviada em missão na Amazônia e atualmente preside o Setor Juventude da Arquidiocese de Aracaju.

Douglas Batista Silva é natural de São Gabriel da Bahia. Sempre atuante em sua comunidade, Douglas teve que escolher morar em outro estado para que pudesse dar continuidade aos seus estudos. Vindo morar em Aracaju para concluir o curso de Matemática, conheceu o Movimento Auxilia em uma Santa Missa na Paróquia N. Sra. Auxiliadora de uma forma inesperada aos nossos olhos, mas como Deus planejou em sua vida.

Jovem de profundo apreço pelo conhecimento da Doutrina da Igreja, foi responsável pela estruturação institucional e vocacional do movimento, sendo o formador geral por muitos anos de nossa história, resultando em diversas vocações que se apaixonaram com nosso carisma. Atualmente é cofundador e membro permanente do Conselho Geral dos Filhos da Santíssima Virgem Auxiliadora. 

"Somos o carisma da Alegria de Deus"

                                                  Felipe Santos Bastos, FSVA

Nosso Carisma

Carisma é um dom de Deus suscitado no coração dos primeiros que são chamados para ser a resposta de Deus às necessidades do mundo. O amadurecimento e a compreensão de um carisma é um lento processo. Deus o coloca no coração do fundador em toda a sua integridade e originalidade, mas, precisa ser decodificado, escutado, lido e executado; costuma-se comparar o carisma com uma página misteriosa, mística vinda de Deus para o coração do fundador, ou uma pequena peça do grande mosaico da Igreja.

 

Nosso sentido Cristológico é fundamentado pela passagem 1 Cor 12, 12: "Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também." Compreendemos que esta passagem nos chama a servir com alegria conforme o dom concebido a cada membro, sem deixarmos de olhar fixamente a Cristo, corpo sagrado que nos une em um só.

 

O Sentido Hagiográfico presente em nosso carisma, se encontra intercalado aos nossos Santos Baluartes, onde podemos extrair 3 elementos em comum: O reconhecimento de Maria Santíssima como grande operadora das graças em vossas obras, A oferta aos planos de Deus em sua juventude e a notória alegria presente em seus apostolados.

 

Como portador do grande mistério do carisma, o fundador, de forma natural e silenciosa, vai manifestando aquela graça ao mundo, através de tudo que diz e faz, sem esquecer que: a história pessoal, habilidades, experiências místicas e humanas, virtudes e fragilidades do fundador trazem traços fortes do carisma. De tal modo, há também características presentes no carisma que são provenientes do fundador, de fatores históricos e eclesiais; sempre em sintonia com o magistério da Santa Igreja.

 

Através da nossa caminhada de Fé, Deus foi edificando em nossos corações a missão que nos foi confiada:   Salvar almas Jovens e testemunhar o mistério salvífico de Cristo com alegria, através do amor à sua Mãe Maria, da paixão por seu Corpo Eucarístico e da Fidelidade à doutrina e à Santa Igreja. 

Identidade Visual

Qualquer missão, camisa, acampamento, folheto ou nas redes sociais do Movimento Auxilia; você deve notar que o carisma é marcado não apenas na espiritualidade mas também na sua identidade visual. A curiosidade é maior daqueles que estão participando pela primeira vez de alguma atividade.

 

A nossa atual marca foi lançada no Acampamento Praise Auxilia 2017. Ela sempre fez parte da identidade da marca do Movimento Auxilia, mas, ao passarmos por uma revisão gráfica, foi analisado que era necessário a valorização da nossa espiritualidade destacando-se em traços gráficos. Todo esse processo é natural na construção dos carismas na Santa Igreja. Ao longo dos anos, o agir do Espírito Santo foi modelando o que nós somos e de tal modo, expressando o Teu sonho para teus filhos.

 

Atualmente o Movimento Auxilia tem dois símbolos oficiais: O Brasão, usado na esfera administrativa e eclesial; e a marca (logotipo), utilizado no âmbito público e pastoral. Esses símbolos fazem parte de um projeto institucional que é atualizado anualmente chamado de MIVA (Manual de Identidade Visual do Auxilia)

 

 

Significado da marca:

A marca retrata o sonho de São João Bosco conhecido como o "Sonho das duas colunas". Neste sonho, ele viu uma grande caravela que navegava em um oceano agitado. As ondas do mar estavam escarpeladas pelo vento e batiam furiosas contra a embarcação que se agitava de um lado para o outro, no meio de uma batalha que se travava.

 

Aproximando o olhar, Dom Bosco percebeu que quem estava no timão, no comando da caravela, era o Papa, com as suas vestes características, pilotando diligentemente para que a Barca seguisse o seu rumo. Mas o vento tornava-se mais forte e as ondas do mar agitavam-na furiosamente, a ponto de quase fazê-la naufragar. Quando o perigo aumentava, Dom Bosco percebeu que de cada lado da caravela surgia uma coluna, as quais impediam o naufrágio. De cada coluna uma corrente se prendia na Barca e a impedia de naufragar.

 

Em cima de uma das colunas estava a sagrada Hóstia num ostensório dourado, e na sua base estava escrito: "Salus credentium" (Salvação dos que creem); e no alto da outra coluna, estava a imagem de Nossa Senhora. Na base da coluna estavam as palavras: "Auxilium Christianorum" (Auxiliadora dos Cristãos).

 

Ao acordar, Dom Bosco percebeu que Deus lhe havia mostrado a realidade da Igreja Católica neste mundo. Ela é a nau de Cristo, dirigida por Pedro, o Papa, para conduzir-nos ao Céu. O mar agitado pelos ventos são todas as dificuldades, ataques, heresias, perseguições, das quais a Igreja nunca esteve livre, de uma forma ou de outra. E com os auxílios celestes, para ela poder seguir a sua caminhada nesta terra, sem naufragar nas ondas impetuosas do pecado, foi-lhe dada a Eucaristia, Maria e o Papa. São suas salvaguardas.

 

Este sonho profético foi determinante para o alicerce do carisma, espiritualidade e missão do Auxilia. Nossa marca contempla o casco da caravela e às duas colunas de estatura diferente, predominante nas palhetas rosa-vermelha ou azul turquesa, cores que envolve o manto de Nossa Senhora Auxiliadora. Para centenas de jovens, este símbolo é sinal de esperança, alegria e salvação dos que creem.

Movimento dos Filhos da Santíssima Virgem Auxiliadora

Av. São João Batista  S/N  - Conj. Castelo Branco - Aracaju/SE 

+55 (79) 3021-6960

Todos direitos reservados                Movimento Auxilia - 2020