Jovens: eu vos chamo ao protagonismo!



"Eu vos escrevi, jovens: sois forte, a Palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno" (1 Jo 2,14)

Meu caro jovem que atentamente lê esse artigo, antes de mais nada quero te dar um forte abraço e olhar em teus olhos, extraindo assim a beleza do brilho da tua juventude que anseia por dias melhores, anseia por uma Alegria plena e permanente. É a força de tão grande anseio que me sustenta como missionário. Muito obrigado por você existir e até agora não ter desistido fácil.

Hoje não quero me delongar falando muito como se tu fosses parte de uma plateia, ou se devesses ser um leitor/ouvinte para sempre dos meus textos. Não. Hoje vos escrevo desejoso de te encorajar para ir de encontro a toda realidade que necessita do teu protagonismo.

Somos exortados a perante o mundo constituirmos sinal de fidelidade a Deus. Ó como é difícil! É difícil, mas não é impossível, pois a nossa vontade em fazer a vontade dEle deve ser maior que o nosso comodismo, e assim geramos fidelidade através da coerência de vida. Para a coerência de vida acontecer é preciso que eu me movimente, que eu seja protagonista!

As ações do nosso cotidiano devem ser respostas para a humanidade. São muitos os olhares de indiferença lançados para com a juventude, mas também são muitos os olhares de esperança. Quantos não depositam em nós a esperança de atitudes que mudem o mundo? Há aqueles que pensam dever-se fazer o extraordinário, mas na verdade o necessário é apenas uma revolução pelo amor.

Deus, a Igreja e a humanidade tem muito apreço e expectativas por nós jovens. Somos nós que detemos o ápice da fortaleza oriunda do Espírito Santo para atuarmos, assim como, questionar, criticar e construir.

Um convite

A todo instante somos convidados a transformar realidades. Podemos transformar com o nosso conhecimento, com o esforço do nosso trabalho e acima de tudo: com a nossa oferta total em prol da verdadeira alegria. Uma experiência com a Alegria não nos faz ser egoístas, pelo contrário, passamos a atuar. Diante do contexto atual, qual convite Deus faz para mim? Quem está a esperar pelo meu sim?

A força da juventude

Os fracos muito procuram esta força que é capaz de nos revigorar e tudo transformar: ela está na vivência da Palavra de Deus que se faz alimento. Tenho tido tempo para conhecer mais a Deus através das Sagradas Escrituras? Gasto tempo em conhecer-me nEle? Disfarço a força e a vontade de ser feliz que há em mim por muitas vezes preferir o comodismo? Não tenhais medo de mudar radicalmente a sua vida! Cristo em seu amor e chamado nada nos tira, pelo contrário, ele corresponde a todas as nossas necessidades e nos concede a maior das riquezas: a felicidade do Céu!

A Cruz é o ícone da nossa força, por isso, mesmo quando ela pesar, quando passares por constrangimento por casa dela, saiba, que a Cruz é árvore de misericórdia e vida. É a Cruz da sua história pessoal que o encorajará a ser protagonista, a ser agente revolucionário. Posso contar contigo?

Rezo por ti meu caro jovem e saiba que não estás sozinho nas batalhas e decepções da vida. Em Cristo somos um e com Ele haveremos de habitar por toda a eternidade. E aí, topa o desafio de ser protagonista?

Com carinho,

GC Bruno Lucena, FSVA.

#juventude #protagonismo #serviço #missão

Movimento dos Filhos da Santíssima Virgem Auxiliadora

Av. São João Batista  S/N  - Conj. Castelo Branco - Aracaju/SE 

+55 (79) 3021-6960

Todos direitos reservados                Movimento Auxilia - 2020