Auxilia. Minha alegria, meu estilo de vida! (Carta aos jovens)


Estimados Jovens,

Salve Maria!

"Porque, como o corpo é um todo com muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo" (1 Cor 12, 12), iluminação bíblica fundante do Carisma Auxilia. Pensava em escrever a vós jovens no final deste mês, onde, após o retorno dos encontros de algumas missões e vivência do mês vocacional pudéssemos aqui nos encontrar e partilhar a vida, porém, não resisti.

Neste mês vocacional somos convidados a nos reconhecermos projeto de Deus para a humanidade nas dimensões particular e comunitária. Nascemos para unirmos nossa juventude à juventude de Cristo, e assim podemos por sermos livres, atraídos, apaixonados e obedientes.


O Carisma não é como uma peça de roupa do armário que eu escolho quando me convém e logo substituo após a mudança da estação. Não. O Carisma é a resposta providencial de Deus ao encontro dos anseios mais íntimos do coração do homem, este ansioso pela felicidade plena. Sendo assim, por primeiro Ele me escolheu, me chamou e me fez todo dEle nesta identidade que com orgulho chamamos Auxilia. É tão profundo, que não apenas fomos chamados a auxiliá-lo na salvação da juventude, mas feitos Filhos da Santíssima Virgem Auxiliadora. Isso mesmo! Você foi chamado e feito um livre filho da Virgem!

Poderia aqui me debruçar sobre a história do Movimento, puxar a orelha de alguns jovens (inclusive a minha, rs) ou até mesmo escrever um "tratado", mas como sempre falo pessoalmente a vocês, o Auxilia não dá pra ser explicado, devemos sim vivê-lo a cada instante como se fosse o último segundo das nossas vidas. Por isso, desejo apenas ressaltar alguns pontos ápices do nosso Carisma.

Liberdade

O Ressuscitado nos fez livres (cf. Gl 5, 1) e assim podemos usar da nossa liberdade para descobrir e viver a verdadeira felicidade. Temos assim o poder de escolha. Assim como vocês, também sou jovem e nestes 21 anos de idade sei o quanto muitas vezes fantasiamos a liberdade com ilusões, relativismos e euforia. Ora, a nossa própria consciência acusa a verdade sobre a nossa liberdade e assim empurra-nos para a realização pessoal. Reflitamos juntos: tenho sido um jovem livre? Experimento diariamente a paz concedida pelo Ressuscitado? Sei de fato quem é a Alegria do Carisma? O que grita em meu coração e pensamentos quando opto pela escravidão do pecado? Sei lidar com os meus desafios pessoais?

Atraídos

A Verdade nos atrai e ela é a nossa alegria. Somos ousados, e por isso, não buscamos justificativas, e sim, respostas. É esta forma autêntica e criativa da Trindade que vem de encontro aos nossos projetos e realiza obra nova. Uma vez atraído, não se consegue reter para si tamanha graça, e assim desejamos anunciar a todos. Partilhamos da nossa Alegria em unidade com todos.

Apaixonados

O Carisma nunca envelhece no coração juvenil e por ser dinâmico é capaz de cativar sempre de uma forma nova, ou seja, nos apaixonamos sempre de forma nova pelo Carisma por conta da particularidade de seus frutos, por aquilo que motivas nos nossos corações. O apaixonamento diário é a força impulsionadora para o acolhimento, serviço e total oferta a Deus. Somos apaixonados por nossas origens, pela Igreja, por Maria, pelo Pai que está a nos esperar nos corações juvenis. Bendita paixão que nos realiza e provoca em nós o desejo de santidade.

Obedientes

Somos Igreja. Somos Unidade. Somos Auxilia... somos Obedientes! É impossível viver a vocação sem a obediência a Deus. Experimentamos da Sua vontade para conosco nos preceitos da fé, na voz do Santo Papa e na intimidade da vida de oração. A obediência para nós é mais do que um sinal de respeito, é o grau ápice de liberdade que podemos experimentar e viver de forma autêntica o Carisma, afinal, só é obediente o jovem livre, atraído e apaixonado.

Enfim, finalizo este momento de partilha fazendo-lhe um convite. Que tal experimentar "na pele" de uma forma mais intensa este Carisma? Já pensou em deixar-se seduzir de forma ainda mais profunda pelas origens e apostolado do Movimento? Que tal "repensar" sua concepção do Movimento por um outro ângulo? Topa o desafio? Então, corra na página do Vocacional Auxilia e inscreva-se para o Encontro Vocacional Aberto do dia 08 de outubro. Vamos juntos construir um mundo melhor!

Conto contigo!

Reze por mim.

Fraternalmente,

GC Bruno Lucena, FSVA

Secretário Geral do Movimento Auxilia

#Juventude #Vocação #Carisma

Movimento dos Filhos da Santíssima Virgem Auxiliadora

Av. São João Batista  S/N  - Conj. Castelo Branco - Aracaju/SE 

+55 (79) 3021-6960

Todos direitos reservados                Movimento Auxilia - 2020