
Estimados Jovens Universitários,
Salve Maria!
Com grande esperança falo a vocês, meus caros amigos universitários que assim como eu desfrutam desta fase da vida tão singular, onde buscamos de forma insaciável a verdade para dela construir um mundo melhor. Como universitário sei aquilo que vocês sentem, almejam e são. Por isso, neste mês de outubro dedico a vocês este momento.
São João Paulo II na Constituição Apostólica EX CORDE ECCLESIAE sobre as Universidades Católicas nos diz: "Durante longos anos eu mesmo fiz uma experiência benéfica, que me enriqueceu interiormente, do que é próprio da vida universitária: a ardente procura da verdade e a sua transmissão abnegada aos jovens e a todos aqueles que aprendem a raciocinar com rigor, para agir com retidão e para servir melhor a sociedade humana". Nos encontramos imersos nesta experiência de São João Paulo II, não é mesmo?
Em tempos tão difíceis para a realidade universitária, é preciso ser inteiro, protagonista, perseverante e servo. Sejam insistentes naquilo em que acreditais. Não seria essa insistência o desejo de amar profundamente e ser amado? Por isso, acredite e insista no amor! O amor não é uma utopia, uma ideia, uma ilusão. É sim, uma realidade, ou melhor, uma PESSOA!
Na inquietação das atividades cotidianas, não se cansem! Busquem fazer cada atividade por amor a todos aqueles que o aguardam, e verás o quanto Deus se revela em cada detalhe aprendido. Nas leituras diárias, planejamentos de relatórios, seminários, projetos, TCC,... em tudo, busquem encontrar a Deus. E qual o segredo? Fazer de cada momento a mais bela oração. Deus se contenta com o seu esforço e conta com sua capacidade para construir um mundo melhor. Eu também conto contigo. A humanidade conta contigo!
Sei das angústias, lágrimas, irritações e medos que muitas vezes cultivas no coração por conta das pressões. Não permaneça na dor, mas tenha a coragem de ser ousado e como um bom agricultor arrancar estas sementes más do solo do seu coração e buscar preenchê-lo da alegria, da esperança. Não tenha medo, meu caro jovem.
Ao escrever a carta de abertura do YOUCAT - Catecismo Jovem da Igreja Católica, Bento XVI nos fez uma exortação, e é com ela que finalizo: "Tendes de estar enraizados na fé ainda mais profundamente que a geração dos vossos pais, para enfrentar os desafios e as tentações deste tempo com força e determinação".
Com afeto,
GC Bruno Lucena, FSVA
Secretário Geral do Movimento Auxilia
Na foto, Pablo Alves (Auxilia Matriz).