Um bom exame de consciência para receber o Sacramento da Reconciliação

Salve Maria!


O fim do período quaresmal está próximo. E, para viver bem a Semana Santa, precisamos estar sempre em reconciliação com Cristo. Por sermos pecadores, o nosso pecado tende a nos cegar e a tomar conta de nossas almas. Por isso, o Sacramento da Confissão deve ser feito com frequência, pois a todo tempo pecamos. Assim, se seguirmos o caminho desejado por Deus para as nossas vidas, Ele será misericordioso para conosco, desde que nos arrependamos e não tornemos a ser homens velhos. Deixemos o que for velho para trás, e vamos juntos buscar ser homens novos!



(Foto: Photos of confesion | Download Free Catholic Images on Cathopic)


Para ajudar, preparamos algumas dicas de como fazer um bom Exame de Consciência. Mas o que é um Exame de Consciência? Acredito que muitos já sabem, mas talvez não coloca ele em prática como é sugerido.


A confissão é uma oportunidade de nos arrependermos dos nossos pecados, a recuperação do estado de graça, se perdido, e a remissão da pena eterna. Antes da confissão, reservamos um tempo para refletir e silenciar nosso coração, revisar nossos pensamentos, nossas atitudes, palavras e ações.


Ao iniciar esta meditação, lembre-se de pedir a Deus para iluminar seus pensamentos. Faça, se possível uma anotação, recordando dos Mandamentos, pois sabemos que quando deixamos de cumpri-los, pecando contra eles, estamos pecando contra o próprio Cristo. Tenho quebrado alguns deles?


Recordemo-nos:

1º mandamento: Amará a Deus sobre todas as coisas; 2º mandamento: Não tomará o nome de Deus em vão; 3º mandamento: Santificarás o dia do Senhor; 4º mandamento: Honrará teu pai e tua mãe; 5º mandamento: Não matarás; 6º mandamento: Não cometerás atos impuros; 7º mandamento: Não roubarás; 8º mandamento: Não levantarás falso testemunho; 9º mandamento: Não consentirás com pensamentos nem desejos impuros; 10º mandamento: Não cobiçarás os bens alheios.


Sempre há áreas nas quais somos mais frágeis e que precisamos dar atenção maior, pois geramos um rompimento da comunhão com Deus e com nossos irmãos. Quais pecados você cometeu desde sua última confissão? Amo de coração o meu próximo como a mim mesmo e como o Senhor Jesus me pede que o ame? Ofereço ao Senhor meus trabalhos e alegrias? Recorro a Ele constantemente, ou só o busco quando o necessito?


Não fique no exterior, foque nas suas omissões e nas atitudes do seu coração. Depois disso, dirija-se à confissão, que só pode ser feita diante de um sacerdote. Como diz São João Maria Vianney, tenha sempre consigo que "Entre a eternidade e o último suspiro paira um abismo de misericórdia".



Por Laura Sousa




nOVA-CAMISA.png
NOVA
ADQUIRA NA MISSÃO
MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ!
AUXICAMISA