top of page

Panamá 2019: Casco Viejo te espera!



De um ataque pirata, sobraram as ruínas de Panamá Viejo, um dos principais pontos históricos da capital. Localizado no subúrbio da moderna metrópole, foi tombado patrimônio mundial pela Unesco em 1997. Das construções de pedra, pouco restou. Mas a torre da antiga catedral, uma das primeiras das Américas, é um dos símbolos da cidade. A área também é um importante sítio arqueológico. Aproveite para visitar a simpática feira de artesanato ao lado das ruínas.

Seguindo o circuito histórico, um dos locais mais interessantes é Casco Viejo (também chamado Casco Antiguo ou San Felipe). Construída em 1673, depois da destruição da Cidade do Panamá original, fica em uma península protegida por arrecifes. Depois do ataque do pirata Henry Morgan, a grande preocupação era com a segurança. Por isso, a nova cidade, que já foi cenário de um filme de James Bond, é toda murada.

Casco Viejo é repleta de bons restaurantes, bares, cafés, boates, lojas de artesanato e construções históricas, todas com estilo colonial espanhol. A simpática Praça da Independência (Plaza de la Independencia) abriga a Catedral Metropolitana e é visita obrigatória, Igreja mãe da primeira diocese das américas. Outras igrejas, como a de São Francisco e a de São José, e vários outros prédios centenários, como El Palacio de las Garzas (sede do governo e residência do presidente do Panamá), o Teatro Nacional, os conventos de Santo Domingo e da Sociedade de Jesus, garantem belo passeio de um dia. Aproveite e vá conferir a Cinta Costera, grande cinturão rodoviário, com pista para exercícios e belas praças, que liga o moderno Bairro de Punta Paitilla a Casco Viejo, que por sinal, será neste espaço que sediará os principais atos da JMJ Panamá 2019!


Quem gosta de frutos do mar não pode deixar de conhecer o Mercado de Mariscos. No segundo andar ficam os restaurantes. É possível comprar um peixe fresco e levá-lo a algum chef e eles o preparam com um sorriso no rosto — normalmente, frito. Aproveite e relaxe, tome uma Bolboa, cerveja local, e experimente uns patacones, que são bananas verdes fritas.

Poucos lugares são tão identificados por uma obra da engenharia humana como a Cidade do Panamá. Considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, segundo a Sociedade Americana de Engenheiros Civis, o Canal do Panamá é, sem dúvida, uma das principais atrações turísticas da capital do país. Mas a ‘Dubai latino-americana’, como os panamenhos gostam de dizer, vai muito além disso.


Uma das mais antigas cidades das Américas, fundada em 1519, guarda muita história. Já foi destroçada por um pirata, reconstruída, governada por uma ditadura militar, ocupada pelos Estados Unidos... Agregando valor a seu movimentado passado, a capital do Panamá é considerada a mais cosmopolita cidade da América Central, importante centro de negócios, com construções imponentes, hotéis cinco estrelas, shoppings gigantescos, vida noturna agitada e restaurantes de altíssima qualidade. E, mesmo em tempos de alta do dólar, é um ótimo local para compras, principalmente de vestuário, perfumes e eletrônicos.

#JMJ #panama #PapaFrancisco

bottom of page