
Inigualável é sentir o amor de Deus tocando as nossas vidas! Encher-se dessa sensação, sentir esse amor preenchendo o nosso vazio, o nosso meio, a nossa rotina – por vezes tão dura, tão degradante – realmente não tem preço.
Naquela semana que você diz: “Caramba, tá puxado”; ou aquele problema que parece consumir todas as suas forças. Sabemos que não é fácil suportar esses momentos. Cada um, dentro da sua singularidade, conhece e vive as suas provações, os seus momentos de dor, onde o dia parece escurecer e as coisas parecem se tornar cada vez mais pesadas. Por mais que todas essas aparências nos induzam a sentirmo-nos perdidos dentro de nós mesmos, a luz que emana do amor de Deus não se apaga! Ele sempre vem ao nosso encontro, sempre nos dá a oportunidade de enxergar essa luz. Ele vem nos lembrar que a Sua luz pode guiar os nossos caminhos, que Ele pode ser o nosso farol, se assim quisermos. Entretanto, os passos precisam ser dados por nós mesmos. Já falaremos disso. Até aqui eu só tenho uma pergunta a você: Compreende que Deus não esquece nem desiste de nós? Independentemente do que levou o nosso ânimo e do que nos angustia, Ele vem ao nosso encontro para sarar a nossa dor. Deus quer a felicidade de todos nós, Teus filhos!
A felicidade que vem do amor de Deus é a força motivadora que nos ajuda a suportar as dores dessa vida. Sabe quando você conversa com alguém e aquela conversa é tão boa que anima o seu semblante e muda todo seu dia? E quando isso acontece justamente naquele dia que você estava se sentindo desgastado, cheio do colégio, da faculdade, do trabalho, dos problemas da vida? É incrível como um simples detalhe pode mudar tudo. Aí Deus vem como quem diz “espera aí que eu sei exatamente do que você precisa, moço(a)”. É o amor do Deus que cuida de nós, que prepara os mínimos detalhes da nossa caminhada. Não há absolutamente nada que se iguale a isso. Mas eu sei bem que mesmo que eu compartilhe aqui toda a alegria desse sentimento, nada é mais intenso do que provar desse Deus apaixonado demonstrando todo o Seu amor. Deus é cuidadoso, ele prepara com carinho essa experiência para cada filho seu. Você pode sentir-se tocado por esse amor agora, lembrando de alguma coisa na sua vida; você pode sentir-se tocado andando no “buzão” de cada dia; você pode sentir-se tocado durante um encontro do Auxilia. Como eu disse, Deus prepara o melhor para cada um de nós. Você confia em Suas promessas? Não sou eu quem digo, a Bíblia está repleta de momentos onde o amor de Deus por Seus filhos se manifesta. Vai me dizer que você nunca ouviu aquele versículo de Filipenses onde Paulo enfatiza que tudo podemos naquele que nos fortalece? (Filipenses 4,13) O Seu amor nos fortalece! O Seu amor nos impele a seguir em frente, mesmo com as dificuldades.
Pronto, aqui a gente volta a falar dos passos. A partir do momento que sentimos esse amor de Deus as dificuldades deixam de existir? Os problemas simplesmente somem, como num passe de mágica? Não! Deus não é fantasioso, Deus é real! O que eu quero dizer com isso? Que Deus só age se for permitido. Ele é tão maravilhoso que não nos obriga a provar desse amor. Nosso Pai nos convida, nos instiga e nos oferece esse amor, mas a iniciativa tem que ser nossa. Temos que buscar essa luz, navegar rumo ao farol, e isso é um processo contínuo. Quando deixamos esse amor entrar em nossas vidas, Deus age e prepara tudo para que possamos enfrentar as dificuldades, suportar as dores, seguir o caminho e vencer as nossas provações. Deus não diminui os nossos problemas, pelo contrário: Ele nos fortalece para superar as barreiras, para nos ver felizes. Como não se encantar com esse amor? Permita-se encontrar o amor que Deus faz questão de lhe dar!
Que nós possamos provar da fidelidade do amor de Deus, um Pai que não mede esforços para proporcionar o melhor aos Seus filhos. Que sejamos instrumentos para levar esse amor a outras pessoas, para auxilia-las durante o seu caminhar. O próprio Dom Bosco nos instrui, dizendo que “Deus nos colocou no mundo para os outros”. Que sejamos fontes do amor de Deus para aqueles ao nosso redor.
Alegria, alegria! Somos Auxilia!
Por João Victor Luz, Auxilia Matriz.