Meu dia 31 de Julho


Oração da Manhã:

LAUDES


1. Hino

Nosso canto celebre a Inácio, / de um exército de heróis comandante, / general que os soldados anima / com palavras e atos, constante.


O amor de Jesus, Cristo Rei, / sobre ele obteve vitória. / Depois disso, a sua alegria / foi buscar para Deus maior glória.


Ele aos seus companheiros reunido / num exército aguerrido e valente, / os direitos de Cristo defende / e dissipa as trevas da mente.


Pelo Espírito Santo inspirado / este grande e prudente doutor, / discernindo os caminhos do Reino, / salvação para o mundo indicou.


Desejando que a Igreja estendesse / os seus ramos a muitas nações, / aos rincões mais distantes da terra / os seus sócios envia às missões.


Seja a glória e louvor à Trindade, / que nos dê imitarmos também / seu exemplo, buscando valentes, / maior glória de Deus sempre. Amém.


2. Salmo 50(51) - Tende piedade, ó meu Deus!

Ant. 1. Aceitareis o verdadeiro sacrifício no altar do coração arrependido.


Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! * / Na imensidão de vosso amor, purificai-me! / – Lavai-me todo inteiro do pecado, * / e apagai completamente a minha culpa!


Eu reconheço toda a minha iniquidade, * / o meu pecado está sempre à minha frente. / – Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, * / e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!


Mostrais assim quanto sois justo na sentença, * / e quanto é reto o julgamento que fazeis. / – Vede, Senhor, que eu nasci na iniquidade * / e pecador já minha mãe me concebeu.


Mas vós amais os corações que são sinceros, * / na intimidade me ensinais sabedoria. / – Aspergi-me e serei puro do pecado, * / e mais branco do que a neve ficarei.


Fazei-me ouvir cantos de festa e de alegria, * / e exultarão estes meus ossos que esmagastes. / – Desviai o vosso olhar dos meus pecados * / e apagai todas as minhas transgressões!


Criai em mim um coração que seja puro, * / dai-me de novo um espírito decidido. / – Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, * / nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!


Dai-me de novo a alegria de ser salvo * / e confirmai-me com espírito generoso! / – Ensinarei vosso caminho aos pecadores, * / e para vós se voltarão os transviados.


Da morte como pena, libertai-me, * / e minha língua exaltará vossa justiça! / – Abri meus bios, ó Senhor, para cantar, * / e minha boca anunciará vosso louvor!


Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, * / e, se oferto um holocausto, o rejeitais. / – Meu sacricio é minha alma penitente, * / não desprezeis um coração arrependido!


Sede benigno com Sião, por vossa graça, * / reconstruí Jerusalém e os seus muros! / – E aceitareis o verdadeiro sacrifício, * / os holocaustos e oblações em vosso altar!

Glória. Ant. 1. Aceitareis o verdadeiro sacrifício no altar do coração arrependido.


3. Cântico Is 45,15-25 - Todos os povos se converterão ao Senhor

Ant. 2. Será vitoriosa no Senhor e gloriosa toda a raça de Israel.


Senhor Deus de Israel, ó Salvador, * / Deus escondido, realmente, sois, Senhor! / = Todos aqueles que odeiam vosso nome, † / como aqueles que fabricam os seus ídolos, * / serão cobertos de vergonha e confusão.


Quem salvou Israel foi o Senhor, * / e é para sempre esta sua salvação. / – E não sereis envergonhados e humilhados, * / não o sereis eternamente pelos séculos!


Assim fala o Senhor que fez os céus, * / o mesmo Deus que fez a terra e a fixou, / – e a criou não para ser como um deserto, * / mas a formou para torná-la habitável:


= “Somente eu sou o Senhor, e não há outro! † / Não falei às escondidas e em segredo, * / nem falei de algum lugar em meio às trevas; / – nem disse à descendência de Jacó: * / ‘Procurai-me e buscai-me inutilmente!’


Eu, porém, sou o Senhor, falo a verdade * / e anuncio a justiça e o direito! / – Reuni-vos, vinde todos, achegai-vos, * / pequeno resto que foi salvo entre as nações:


= como são loucos os que levam os seus ídolos † / e os que oram a uma estátua de madeira, * / a um deus que é incapaz de os salvar! / – Apresentai as vossas provas e argumentos, * / deliberai e consultai-vos uns aos outros:



Quem predisse essas coisas no passado? * / Quem revelou há tanto tempo tudo isso? / = Não fui eu, o Senhor Deus, e nenhum outro? † / Não existe outro deus fora de mim! * / Sou o Deus justo e Salvador, e não há outro!


Voltai-vos para mim e sereis salvos, * / homens todos dos confins de toda a terra! / – Porque eu é que sou Deus e não há outro, * / e isso eu juro por meu nome, por mim mesmo!


É verdade o que sai da minha boca, * / minha palavra é palavra irrevogável!  / = Diante de mim se dobrará todo joelho, † / e por meu nome hão de jurar todas as línguas: * / ‘Só no Senhor está a justiça e a fortaleza!’


Ao Senhor hão de voltar envergonhados * / todos aqueles que o detestam e o renegam. / – Mas se vitoriosa no Senhor * / e gloriosa toda a raça de Israel”.

Glória. Ant. 2. Será vitoriosa no Senhor e gloriosa toda a raça de Israel.


4. Salmo 99(100) - A alegria dos que entram no templo

Ant. 3. Vinde todos ao Senhor com cantos de alegria!


= Aclamai o Senhor, ó terra inteira, † / servi ao Senhor com alegria, * / ide a ele cantando jubilosos!


= Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, † / Ele mesmo nos fez, e somos seus, * / nós somos seu povo e seu rebanho.


= Entrai por suas portas dando graças, † / e em seus átrios com hinos de louvor; * / dai-lhe graças, seu nome bendizei!


= Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, † / sua bondade perdura para sempre, * / seu amor é fiel eternamente!


Glória. Ant. 3. Vinde todos ao Senhor com cantos de alegria!


5. Leitura breve Ef 4,29-32

Nenhuma palavra perniciosa deve sair dos vossos lábios, mas sim alguma palavra boa, capaz de edificar oportunamente e de trazer graça aos que a ouvem. Não contristeis o Espírito Santo com o qual Deus vos marcou como com um selo para o dia da libertação. Toda a amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias, tudo isso deve desaparecer do meio de vós, como toda a espécie de maldade. Sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo.


6. Responsório breve

R. Fazei-me cedo sentir, * Ó Senhor, vosso amor. R. Fazei-me.

V. Indicai-me o caminho que eu devo seguir. * Ó Senhor. Glória ao Pai. R. Fazei-me.


7. Cântico evangélico

Ant. Oxalá eu possa ter uma profunda experiência do Senhor e do poder de sua ressurreição, e associar-me à sua Paixão.


Benedictus – Lc 1,68-79

O Messias e seu Precursor


– Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *

porque a seu povo visitou e libertou;

– e fez surgir um poderoso Salvador *

na casa de Davi, seu servidor,


– como falara pela boca de seus santos, *

os profetas desde os tempos mais antigos,

– para salvar-nos do poder dos inimigos *

e da mão de todos quantos nos odeiam.


– Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *

recordando a sua santa Aliança

– e o juramento a Abraão, o nosso pai, *

de conceder-nos que, libertos do inimigo,


= a ele nós sirvamos sem temor †

em santidade e em justiça diante dele, *

enquanto perdurarem nossos dias.


= Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †

pois irás andando à frente do Senhor *

para aplainar e preparar os seus caminhos,


– anunciando ao seu povo a salvação, *

que está na remissão de seus pecados,


– pela bondade e compaixão de nosso Deus, *

que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,


– para iluminar a quantos jazem entre as trevas *

e na sombra da morte estão sentados

– e para dirigir os nossos passos, *

guiando-os no caminho da paz.


– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *

Como era no princípio, agora e sempre. Amém.


Ant. Oxalá eu possa ter uma profunda experiência do Senhor e do poder de sua ressurreição, e associar-me à sua Paixão.


8. Preces

Adoremos a Cristo, que por sua cruz trouxe a salvação ao gênero humano; e rezemos, dizendo:

R. Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia!


CRISTO, sol nascente e luz sem ocaso, iluminai os nossos passos, e, desde o amanhecer, afastai de nós toda inclinação para o mal. – R.


VIGIAI sobre nossos pensamentos, palavras e ações, para que vivamos todo este dia de acordo com a vossa vontade. – R.


DESVIAI o vosso olhar dos nossos pecados, e apagai todas as nossas transgressões. – R.


PELA vossa cruz e ressurreição, dai-nos a consolação do Espírito Santo. – R.


(intenções livres)


9. Pai nosso...


10. Oração

Ó Deus, que suscitastes em vossa Igreja Santo Inácio de Loiola para propagar a maior glória do vosso nome, fazei que, auxiliados por ele, imitemos seu combate na terra, para partilharmos no céu sua vitória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Liturgia do dia:

Primeira Leitura (Jr 26,1-9)

Salmo Responsorial (Sl 68)

Evangelho (Mt 13,54-58)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 

— Glória a vós, Senhor.


Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.



Santo do dia:

Santo Inácio de Loyola


Neste dia, celebramos a memória deste santo que, em sua bula de canonização, foi reconhecido como tendo “uma alma maior que o mundo”.


Inácio nasceu em Loyola na Espanha, no ano de 1491, e pertenceu a uma nobre e numerosa família religiosa (era o mais novo de doze irmãos), ao ponto de receber com 14 anos a tonsura, mas preferiu a carreira militar e assim como jovem valente entregou-se às ambições e às aventuras das armas e dos amores.


Aconteceu que, durante a defesa do castelo de Pamplona, Inácio quebrou uma perna, precisando assim ficar paralisado por um tempo; desse mal Deus tirou o bem da sua conversão, já que depois de ler a vida de Jesus e alguns livros da vida dos santos concluiu: “São Francisco fez isso, pois eu tenho de fazer o mesmo. São Domingos fez isso, pois eu tenho também de o fazer”.


Realmente ele fez, como os santos o fizeram, e levou muitos a fazerem “tudo para a maior glória de Deus”, pois pendurou sua espada aos pés da imagem de Nossa Senhora de Montserrat, entregou-se à vida eremítica, na qual viveu seus “famosos” exercícios espirituais, e logo depois de estudar Filosofia e Teologia lançou os fundamentos da Companhia de Jesus.


A instituição de Inácio iniciada em 1534 era algo novo e original, além de providencial para os tempos da Contra-Reforma. Ele mesmo esclarece: “O fim desta Companhia não é somente ocupar-se com a graça divina, da salvação e perfeição da alma própria, mas, com a mesma graça, esforçar-se intensamente por ajudar a salvação e perfeição da alma do próximo”.


Com Deus, Santo Inácio de Loyola conseguiu testemunhar sua paixão convertida, pois sua ambição única tornou-se a aventura de salvar almas e o seu amor a Jesus. Foi para o céu com 65 anos e lá intercede para que nós façamos o mesmo agora “com todo o coração, com toda a alma, com toda a vontade”, repetia.


Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!



Oração da Noite:

Querida mãe, virgem Maria, fazei que eu salve a minha alma

— Ave Maria...

Querida mãe, virgem Maria, fazei que eu salve a minha alma

— Ave Maria...

Querida mãe, virgem Maria, fazei que eu salve a minha alma

— Ave Maria...

Tu, Auxílio maravilhoso dos cristãos, Tu, terrível como exército ordenado em batalha, Tu, que só destruíste toda heresia em todo o mundo: nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições, defende-nos do inimigo; e na hora da morte, acolhe a nossa alma no paraíso.

Assim seja.

Nossa Senhora Auxiliadora

— Rogai por nós!


1. Acompanhe diariamente a meditação espiritual conduzida pelos guardiões gerais via Google Meet, sempre às 21h30.


2. Evite a leitura do MEU DIA na Santa Missa. O Evangelho na Celebração Eucarística, é proclamado (lido) pelo sacerdote/diácono e a assembleia (participantes) deve escutar com a devida atenção.

NOVA
R$30,00
AUXICAMISA

Movimento dos Filhos da Santíssima Virgem Auxiliadora

Av. São João Batista  S/N  - Conj. Castelo Branco - Aracaju/SE 

+55 (79) 3021-6960

Todos direitos reservados                Movimento Auxilia - 2020