MEU DIA | 01 de Julho



Oração da Manhã

13º Semana do Tempo Comum

(I Semana do Saltério)


LAUDES (Manhã)


1. Hino

Já surge a luz dourada, / a treva dissipando, / que as almas do abismo / aos poucos vai levando.

Dissipa-se a cegueira / que a todos envolvia; / alegres caminhemos / na luz de um novo dia.

Que a luz nos traga paz, / pureza ao coração: / longe a palavra falsa, / o pensamento vão.

Decorra calmo o dia: / a mão, a língua, o olhar. / Não deixe nosso corpo / na culpa se manchar.

Do alto, nossos atos / Deus vê, constantemente; / solícito nos segue / da aurora ao sol poente.

A glória seja ao Pai, / ao Filho seu também; / ao Espírito igualmente, / agora e sempre. Amém.


2. Salmo 56(57) - Oração da manhã numa aflição


Ant. 1. Despertem a harpa e a lira, eu irei acordar a aurora.

Piedade, Senhor, piedade, * / pois em vós se abriga a minh’alma! / – De vossas asas, à sombra, me achego, * / até que passe a tormenta, Senhor!

Lanço um grito ao Senhor Deus Altíssimo, * / a este Deus que me dá todo o bem. / = Que me envie do céu sua ajuda † / e confunda os meus opressores! * / Deus me envie sua graça e verdade!

Eu me encontro em meio a leões, * / que, famintos, devoram os homens; / – os seus dentes são lanças e flechas, * / suas línguas, espadas cortantes.

Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, * / vossa glória refulja na terra!

Prepararam um laço a meus pés, * / e assim oprimiram minh’alma; / – uma cova me abriram à frente, * / mas na cova acabaram caindo.

Meu coração está pronto, meu Deus, * / está pronto o meu coração! / – Vou cantar e tocar para vós: * / desperta, minh’alma, desperta! / – Despertem a harpa e a lira, * / eu irei acordar a aurora!

Vou louvar-vos, Senhor, entre os povos, * / dar-vos graças, por entre as nações! / – Vosso amor é mais alto que os céus, * / mais que as nuvens a vossa verdade!

Elevai-vos, ó Deus, sobre os céus, * / vossa glória refulja na terra!

Glória. Ant. 1. Despertem a harpa e a lira, eu irei acordar a aurora.


3. Cântico Jr 31,10-14 - A felicidade do povo libertado


Ant. 2. O meu povo há de fartar-se de meus bens.

Ouvi, nações, a palavra do Senhor * / e anunciai-a nas ilhas mais distantes: / “Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, * / e o guarda qual pastor a seu rebanho!”

Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó * / e o libertou do poder do prepotente. / = Voltarão para o monte de Sião, † / entre brados e cantos de alegria * / afluirão para as bênçãos do Senhor:

para o trigo, o vinho novo e o azeite; * / para o gado, os cordeirinhos e as ovelhas. / – Terão a alma qual jardim bem irrigado, * / de sede e fome nunca mais hão de sofrer.

Então a virgem dançará alegremente, * / também o jovem e o velho exultarão; / – mudarei em alegria o seu luto, * / serei consolo e conforto após a pena. / – Saciarei os sacerdotes de delícias, * / e meu povo há de fartar-se de meus bens!

Glória. Ant. 2. O meu povo há de fartar-se de meus bens.


4. Salmo 47(48) - Ação de graças pela salvação do povo


Ant. 3. Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora. †

Grande é o Senhor e muito digno de louvores * / na cidade onde ele mora; / – † seu monte santo, esta colina encantadora * / é a alegria do universo.

Monte Sião, no extremo norte situado, * / és a mansão do grande Rei! / – Deus revelou-se em suas fortes cidadelas * / um regio poderoso.

Pois eis que os reis da terra se aliaram, * / e todos juntos avançaram; / – mal a viram, de pavor estremeceram, * / debandaram perturbados.

Como as dores da mulher sofrendo parto, * / uma angústia os invadiu, / – semelhante ao vento leste impetuoso, * / que despedaça as naus de Társis.

Como ouvimos dos antigos, contemplamos: * / Deus habita esta cidade, / a cidade do Senhor onipotente, * / que ele a guarde eternamente!

Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade * / em meio ao vosso templo; / – com vosso nome vai também vosso louvor * / aos confins de toda a terra.

Vossa direita está repleta de justiça, * / exulte o monte de Sião! / – Alegrem-se as cidades de Judá * / com os vossos julgamentos!

Vinde a Sião, fazei a volta ao seu redor * / e contai as suas torres; / – observai com atenção suas muralhas, * / visitai os seus palácios,

para contar às gerações que hão de vir * / como é grande o nosso Deus! / – O nosso Deus é desde sempre e para sempre: * / será ele o nosso guia!

Glória. Ant. 3. Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora. †


5. Leitura breve Is 66,1-2

Isto diz o Senhor: O céu é o meu trono e a terra é o apoio de meus pés. Que casa é esta que edificareis para mim, e que lugar é este para meu descanso? Tudo isso foi minha mão que fez, tudo isso é meu, diz o Senhor. Mas eu olho para este, para o pobrezinho de alma abatida, que treme ao ouvir a minha palavra.


6. Responsório breve

R. Clamo de todo o coração: * Atendei-me, ó Senhor! R. Clamo.

V. Quero cumprir vossa vontade. * Atendei-me. Glória ao Pai. R. Clamo.


7. Cântico evangélico


Ant. Sirvamos ao Senhor em justiça e santidade, e de nossos inimigos haverá de nos salvar.


Benedictus – Lc 1,68-79


O Messias e seu Precursor


– Bendito seja o Senhor Deus de Israel, *

porque a seu povo visitou e libertou;

– e fez surgir um poderoso Salvador *

na casa de Davi, seu servidor,


– como falara pela boca de seus santos, *

os profetas desde os tempos mais antigos,

– para salvar-nos do poder dos inimigos *

e da mão de todos quantos nos odeiam.


– Assim mostrou misericórdia a nossos pais, *

recordando a sua santa Aliança

– e o juramento a Abraão, o nosso pai, *

de conceder-nos que, libertos do inimigo,


= a ele nós sirvamos sem temor †

em santidade e em justiça diante dele, *

enquanto perdurarem nossos dias.


= Serás profeta do Altíssimo, ó menino, †

pois irás andando à frente do Senhor *

para aplainar e preparar os seus caminhos,


– anunciando ao seu povo a salvação, *

que está na remissão de seus pecados,


– pela bondade e compaixão de nosso Deus, *

que sobre nós fará brilhar o Sol nascente,


– para iluminar a quantos jazem entre as trevas *

e na sombra da morte estão sentados

– e para dirigir os nossos passos, *

guiando-os no caminho da paz.


– Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. *

Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Ant. Sirvamos ao Senhor em justiça e santidade, e de nossos inimigos haverá de nos salvar.


8. Preces

Demos graças a Cristo que nos concede a luz deste novo dia; e lhe peçamos:

R. Senhor, abençoai-nos e santificai-nos!

SENHOR, que vos entregastes como vítima pelos nossos pecados, aceitai os trabalhos que já começamos e os nossos planos de ação para hoje. – R.

SENHOR, que alegrais nossos olhos com a luz deste novo dia, sede vós mesmo a luz dos nossos corações. – R.

TORNAI-NOS generosos para com todos, para sermos imagens fiéis da vossa bondade. – R.

FAZEI-NOS desde manhã sentir o vosso amor, para que a vossa alegria seja hoje a nossa força. – R.

(intenções livres)


9. Pai nosso...


10. Oração

Deus eterno e todo-poderoso, ouvi as súplicas que vos dirigimos de manhã, ao meio-dia e à tarde; expulsai de nossos corações as trevas do pecado e fazei-nos alcançar a verdadeira luz, Jesus Cristo. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.


 

Liturgia do dia:

Primeira Leitura (Gn 22,1-19)

Responsório (Sl 114)

Evangelho (Mt 9,1-8) — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 1entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. 2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” 3Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” 4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? 5O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’? 6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, — disse, então, ao paralítico — “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. 7O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa. 8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens. — Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.


 

Santo do dia:

Santo Aarão

Pertencente aos santos do Antigo Testamento, o santo de hoje era o irmão mais velho de Moisés. O primeiro sumo sacerdote dos hebreus foi um importante colaborador no reenvio do povo eleito liberto da escravidão do Egito à Terra Prometida. Seu testemunho está nas Sagradas Escrituras no Pentateuco, no Salmo 98 e no livro do Eclesiástico.


“Exaltou também a Aarão, santo como ele, seu irmão, da tribo de Levi. Confirmou para ele uma aliança eterna, deu-lhe o sacerdócio do seu povo, encheu-o de felicidade e de glória. Moisés consagrou-lhe as mãos e o ungiu com o óleo santo. Foi-lhe, pois, concedido por aliança eterna, a ele e à sua descendência, enquanto durar o céu: servir ao Senhor e exercer o sacerdócio, e abençoar o povo em seu nome” (Eclo 45,7-8.18-19).


Aos 83 anos de idade, apresentou-se ao faraó, junto com Moisés, e foi autor dos milagres das três primeiras pragas. Durante o tempo em que o irmão esteve no monte Sinai para receber os mandamentos de Deus, ficou responsável por conduzir o povo, porém, acabou cedendo ao desejo do povo de construir uma imagem de Deus. Segundo a simbologia semiótica, a figura criada trata-se de um “bezerro de ouro”.

Morreu nas proximidades de Cades, aos pés do monte Hor, depois de ter sido despojado por Moisés das insígnias sacerdotais em favor de Eleazar. Durante 30 dias, o povo guardou luto por ele, considerando-o grande e semelhante a Moisés.

Aarão é exemplo de fidelidade e de ‘sim’ a Deus.


Santo Aarão, rogai por nós!


 

Oração da Noite:

Querida mãe, virgem Maria, fazei que eu salve a minha alma

— Ave Maria...

Querida mãe, virgem Maria, fazei que eu salve a minha alma

— Ave Maria...

Querida mãe, virgem Maria, fazei que eu salve a minha alma

— Ave Maria...

Tu, Auxílio maravilhoso dos cristãos, Tu, terrível como exército ordenado em batalha, Tu, que só destruíste toda heresia em todo o mundo: nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições, defende-nos do inimigo; e na hora da morte, acolhe a nossa alma no paraíso.

Assim seja.

Nossa Senhora Auxiliadora

— Rogai por nós!

nOVA-CAMISA.png
NOVA
ADQUIRA NA MISSÃO
MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ!
AUXICAMISA