Lectio Divina :: Liberdade, pertença e fidelidade


Evangelho: Jo 8, 31-42


1. Senhor, como é bom caminharmos juntos. Sei que ainda estou a engatinhar, mas como bom Pai age com paciência para comigo. Sim, Tu és meu Pai e hoje enraizará essa verdade em meu coração. Por isso, a Ti peço a graça de silenciar o meu coração, a minha vontade, os meus pensamentos distraídos e toda dispersão que me aparecer. Desejo somente escutar a Tua voz e Contigo caminhar.

Vinde Espírito Santo...


E a vós, ó Maria Auxiliadora peço a graça da ternura e do acolhimento, ao ponto que eu deseje com todas as minhas forças encarnar em minha vida os frutos da Palavra hoje meditada.

Ave Maria...


2. Leitura do Evangelho.


3. O que Deus falou de forma particular ao seu coração? Anote em seu diário espiritual.


4. Percebo que aos poucos Jesus Cristo vai revelando o real sentido da liberdade? Sinto-me plenamente livre? Quais sinais do meu cotidiano justificam essa resposta? Anote em seu diário espiritual e destaque esse ponto para partilhar no acompanhamento.


5. Tenho observado as minhas atitudes? O que muito pratico e/ou escondo revela aonde está enraizado o meu coração.


6. A Palavra precisa preencher o meu coração, de forma a diminuir toda a presunção e gerar sentimento de filiação. Preciso sentir-me filho de Deus, olhá-Lo como Pai. Sim, Deus é meu Pai e disso eu não posso esquecer.


7. Senhor, ajuda-me a viver como Teu filho. Se me comporto como filho, reconheço a pessoa de Jesus como Teu enviado e não abro brechas para dúvidas confusas ou distrações da fé.


8. Quem é livre pode aderir a uma proposta, pode se fazer pertença e na constância ir percebendo os frutos da fidelidade. Como eu me apresento atualmente dentro do Movimento?


9. Meu Pai, muito obrigado por ter suscitado em meu coração a certeza da filiação e que somente Vós é digno de "louvor, honra e glória eternamente" ((Sl) Dn 3, 52-56). Desejo a partir de hoje me emendar em melhor observar minhas atitudes, examinar a minha consciência com mais afinco e fechar todas as brechas que ofuscam a minha fé em Jesus Cristo. Sim, eu creio que Jesus Cristo é Teu enviado para me redimir, para tocar em minhas misérias e revelar a Tua face. Jesus, eu conto contigo para ser filho.


10. Reze durante o dia com os fatos do seu cotidiano, degustando essa passagem meditada e com o seguinte ensinamento de Dom Bosco: "Diante da Verdade eu não tenho medo de ninguém".



Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós!


Movimento dos Filhos da Santíssima Virgem Auxiliadora

Av. São João Batista  S/N  - Conj. Castelo Branco - Aracaju/SE 

+55 (79) 3021-6960

Todos direitos reservados                Movimento Auxilia - 2020