"Jesus subiu ao monte e chamou os que desejava escolher. E foram até ele. Então Jesus constituiu o grupo dos Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar" (Mc 3, 13-14) Na multidão Cristo nos enxerga de forma individual e na particularidade do seu amor por nós nos elege. É um olhar de misericórdia capaz de nos enxergar para muito além de nossas misérias, de nossa história, da sujeira do nosso pecado, das nossas fragilidades e dificuldades em amar.
1- Como Deus demonstra amor para comigo? 2- Como reconheço-me diante da particularidade do amor de Deus? 3- Onde me encontro e o que estou a fazer em meio a multidão? Em quais circunstâncias Cristo me chama? 4- Qual o sentido da sua eleição para comigo?
Ao convocar os Doze por Ele eleitos, Cristo quer gerar um novo povo pra humanidade através de uma sublime metodologia: a força do testemunho envolvida no anúncio do Evangelho. Ora, um eleito ao estar a falar do Evangelho fala de si mesmo, da sua história, da sua vida cotidiana. Bendita convocação que nos torna íntimos dEle gerando vida nova em nós!
5- Minha forma de vida transfigura a vida nova a mim concedida? 6- Sinto-me impedido ao desejar uma vida coerente com o chamado de Deus? Consigo dar nome a tais impedimentos?
A misericórdia de Deus nos elege e capacita a cada um para trilhar um caminho protagonista rumo ao Céu. É um caminho a se realizar a partir do desejo de ir ao encontro deste chamado correspondendo com nosso amor livre e servil.
6- Reconheço a minha vocação como obra de misericórdia? 7- Faço-me disponível para acolher a convocação de Cristo, ir ao seu encontro e servir?
O privilégio de sermos escolhidos deve ser para nós motivo de grande responsabilidade: sofrer e amar pela causa dAquele que nos elegeu. Peçamos a Deus sempre motivação e ardor missionário para seguirmos adiante na missão a nós convocada.
Dica: Reze a passagem bíblica com a sua história. Deixe-se conhecer, usufrua da plena liberdade em Cristo. Faça um breve exame de consciência, procure um sacerdote e assuma para si como meta viver os frutos a ti revelados na oração.
São João Bosco, rogai por nós!
Por GC Bruno Lucena, MFSVA