
Qualquer missão, camisa, acampamento, folheto ou nas redes sociais do Movimento Auxilia; você deve notar que o carisma é marcado não apenas na espiritualidade mas também na sua identidade visual. A curiosidade é maior daqueles que estão participando pela primeira vez de alguma atividade e ao notar nossa marca solta a pergunta: "O que é aquilo? É um sorriso? É a letra U?!!"
A nossa atual marca foi lançada no Acampamento Praise Auxilia 2017. Ela sempre fez parte da identidade da marca do Movimento Auxilia, mas ao passarmos por uma revisão gráfica, foi analisado que era necessário a valorização da nossa espiritualidade destacando-se em traços gráficos. Todo esse processo é natural na construção dos carismas na Santa Igreja. Ao longo dos anos, o agir do Espírito Santo foi modelando o que nós somos e de tal modo, expressando o Teu sonho para teus filhos.
Atualmente o Movimento Auxilia tem dois símbolos oficiais: O Brasão, usado na esfera administrativa e eclesial; e a marca (logotipo), utilizado no âmbito público e pastoral. Esses símbolos fazem parte de um projeto institucional que é atualizado anualmente chamado de MIVA (Manual de Identidade Visual do Auxilia)

Significado da marca:
Sim! É um sorriso (Tempo atrás tinha até "olhinhos") e também a letra U de Auxilia; mas o maior significado é velado na silhueta simples da arte gráfica: Os pilares do carisma do Auxilia.
A marca retrata o sonho de São João Bosco conhecido como o "Sonho das duas colunas". Neste sonho, ele viu uma grande caravela que navegava em um oceano agitado. As ondas do mar estavam escarpeladas pelo vento e batiam furiosas contra a embarcação que se agitava de um lado para o outro, no meio de uma batalha que se travava.
Aproximando o olhar, Dom Bosco percebeu que quem estava no timão, no comando da caravela, era o Papa, com as suas vestes características, pilotando diligentemente para que a Barca seguisse o seu rumo. Mas o vento tornava-se mais forte e as ondas do mar agitavam-na furiosamente, a ponto de quase fazê-la naufragar. Quando o perigo aumentava, Dom Bosco percebeu que de cada lado da caravela surgia uma coluna, as quais impediam o naufrágio. De cada coluna uma corrente se prendia na Barca e a impedia de naufragar.
Em cima de uma das colunas estava a sagrada Hóstia num ostensório dourado, e na sua base estava escrito: "Salus credentium" (Salvação dos que creem); e no alto da outra coluna, estava a imagem de Nossa Senhora. Na base da coluna estavam as palavras: "Auxilium Christianorum" (Auxiliadora dos Cristãos).
Ao acordar, Dom Bosco percebeu que Deus lhe havia mostrado a realidade da Igreja Católica neste mundo. Ela é a nau de Cristo, dirigida por Pedro, o Papa, para conduzir-nos ao Céu. O mar agitado pelos ventos são todas as dificuldades, ataques, heresias, perseguições, das quais a Igreja nunca esteve livre, de uma forma ou de outra. E com os auxílios celestes, para ela poder seguir a sua caminhada nesta terra, sem naufragar nas ondas impetuosas do pecado, foi-lhe dada a Eucaristia, Maria e o Papa. São suas salvaguardas.
Este sonho profético foi determinante para o alicerce do carisma, espiritualidade e missão do Auxilia. Nossa marca contempla o casco da caravela e às duas colunas de estatura diferente, predominante nas palhetas rosa-vermelha ou azul turquesa, cores que envolve o manto de Nossa Senhora Auxiliadora. Para centenas de jovens, este símbolo é sinal de esperança, alegria e salvação dos que creem.