Colônia de Férias: uma oportunidade para o protagonismo juvenil



Durante esta semana a Casa Salesiana de Aracaju encontrou-se em grande festa. É a Colônia de Férias 2017 que ocorre com o tema "No pátio da vida, nascemos como família". A programação consta de atividades recreativas, tais como modalidades esportivas, jogos, oficinas de artesanato, tarde na piscina, além de apresentações teatrais, dinâmicas e muito mais.

A Colônia de Férias é um evento realizado anualmente no mês de janeiro em diversas casas salesianas. O tema proposto pela Inspetoria do Nordeste é acolhido pela pastoral do colégio, monitores do oratório, salesianos cooperadores, AJS (articulação da juventude salesiana), professores e outros colaboradores.

Testemunhos

Há quem pense que o jovem não se interessa por ações totalmente oblativas, ou que o jovem de hoje apenas almeje se engajar em movimentos de cunho político, ideológicos. Na Colônia de Férias cada monitor de oficina traz consigo o ardente apelo do Papa Francisco ao longo de seu pontificado: "Vão de encontro a todos os povos com a alegria própria da juventude. Sejam revolucionários. Saiam do comodismo!".

O coordenador do grupo Dom Bosco Jovem Lucas Bito conta: "Sou ex-aluno Salesiano e pela primeira vez participo da Colônia de Férias, sendo responsável pela oficina de artesanato. Está sendo uma experiência muito legal a convivência com as crianças nesta semana, onde nas atividades com materiais simples posso ver o sorriso delas, partilhar, além de estar com os amigos neste projeto, convivendo nas diversas atividades e se envolvendo juntamente com as crianças".


Para Isabel Vasconcelos, jovem integrante do Movimento Auxilia e monitora do Oratório com sentimentos de gratidão se expressou: "Pois é, falar da Colônia de Férias Salesiana 2017 é algo que as palavras não vão medir neste momento, porque só quem está vivendo a colônia de férias junto com aquelas crianças oriundas de todos os tipos de realidade sabe o quão gratificante é estar ali. Temos o nosso cansaço, nossa batalha, nossas dificuldades para realizar a colônia de férias, mas nada disso impede de estarmos lá fazendo com que elas soltem o sorriso e demonstrem para nós um grande obrigado. Ouvir isso é muito bom, pois colocamos em prática os sonhos de Dom Bosco, sendo a colônia de férias uma grande oportunidade para concretizar o seu carisma, conviver com crianças transmitindo-lhes a Palavra. Colônia de férias é isso: é arrancar o mais belo sorriso de uma criança e de todos os envolvidos. Eis o sonho de Dom Bosco!".

A sadia convivência e o trabalho pastoral com as crianças da comunidade do Bairro Cirurgia (localidade do Salesiano Aracaju e Oratório Nossa Festivo Nossa Senhora Auxiliadora) não acaba com a Colônia de Férias. Ao longo do ano são oficinas e cursos ministrados gratuitamente aos jovens e suas famílias.

São João Bosco, rogai por nós!

Por GC Bruno Lucena, FSVA

Imagens enviadas por Isabel Vasconcelos, Auxilia Matriz

#gpsauxilia #juventude #Auxilia

Movimento dos Filhos da Santíssima Virgem Auxiliadora

Av. São João Batista  S/N  - Conj. Castelo Branco - Aracaju/SE 

+55 (79) 3021-6960

Todos direitos reservados                Movimento Auxilia - 2020