• Bruno Lucena, FSVA

Carta aos Jovens - Sejam autênticos, alegres e apóstolos do tempo presente


Meus caros Jovens,

Salve Maria!



Como é bom saber que o Senhor não nos desampara e sempre providencia para os tempos mais árduos da história faróis de santidade, revelando para nós ser possível viver retamente e agradá-Lo. Atualmente, vivenciamos inúmeros desafios e propostas em nossa juventude, os quais desejo citar alguns: propagação de ideias relativistas sobre o amor humano, banalização da família, alienação nos meios digitais, incertezas acadêmicas e profissionais e tantos outros desafios particulares da história de cada um.


E diante de tantas coisas e mais recentemente com os desafios impostos pela pandemia do coronavírus, muitos corações juvenis revelaram-se inquietos e desejosos de uma resposta para todos os acontecimentos. Interiormente, todos desejam saber: a esperança ainda é uma realidade possível? Posso viver um apostolado autêntico? Como realizar o querer de Deus quando a vontade pessoal é limitada?


Meu caros, Jesus Cristo é a resposta! Não seria o próprio Cristo na árvore da Cruz a própria Esperança? Se nada Ele nos deixa faltar e nos concebe como originais frutos do seu infinito amor, não teríamos também uma missão particular? E não são nos pequenos sacrifícios que possuímos grandes oportunidades de crescimento espiritual e cumprimento da vontade de Deus? Em Jesus Cristo obtemos todas as respostas para os nossos anseios, e imitando-O podemos ser verdadeiramente felizes.


Imitar a Cristo durante a juventude não nos deve ser algo distante e agora com o exemplo de vida do Beato Carlo Acutis podemos tocar de forma ainda mais concreta o desejo de Deus para nós: a santidade. Olhamos para o jovem Carlo Acutis e contemplamos um jovem íntegro, com cabelo bagunçado, mochila nas costas, sempre disposto, inserido no universo digital e apaixonado pela vida.


Carlo Acutis soube ser inteiro e intenso em suas atividades próprias da idade e no apostolado cotidiano, mantendo-se sempre em constante diálogo com o Senhor e em todos os lugares buscava lançar um olhar espiritual e alegre. Sim, Carlo contemplava o carinho de Deus em todos os lugares e por isso seu semblante era sempre alegre. Sua disciplina e constância eram os sustentáculos da sublime alegria exalada em seu comportamento, fazendo com que mesmo em meio ao diagnóstico médico de leucemia ele soubesse ofertar a sua vida e lançar-se rumo ao Céu.


Nesse tempo de júbilo pela beatificação de Carlo Acutis venho exortar a todos vocês, queridos jovens e preciosidade do Carisma Auxilia: Sejam autênticos, alegres e apóstolos do tempo presente. Decidam-se pelo agora de Deus! Sejam presentes e em tudo um presente agradável a Deus. Nutridos pela coerência de vida cristã e movidos pelo protagonismo autêntico, Deus nos fará “crescer em estatura, graça e sabedoria” (Lc 2, 52).


Peçamos a intercessão do Beato Carlo Acutis pela santificação dos jovens e desde já nos coloquemos em oração por sua canonização, fazendo dele nosso amigo do Céu, para que um dia, sendo da vontade de Deus assim vivermos, contemplarmos a sua elevação aos altares como santo da nossa Igreja.


Beato Carlo Acutis, rogai por nós!



Aracaju, 10 de Outubro de 2020

Data da Cerimônia de Beatificação do Carlo Acutis



Para saber sobre a trajetória juvenil e apostólica do Beato Carlo Acutis, clique aqui.

Para mais informações sobre a Cerimônia de Beatificação do Carlo Acutis, clique aqui.


NOVA
R$30,00
AUXICAMISA

Movimento dos Filhos da Santíssima Virgem Auxiliadora

Av. São João Batista  S/N  - Conj. Castelo Branco - Aracaju/SE 

+55 (79) 3021-6960

Todos direitos reservados                Movimento Auxilia - 2020