A alegria da Misericórdia


Estive recordando os ares do Rio de Janeiro e da Cracóvia durante os dias das últimas edições da Jornada Mundial da Juventude. No Rio de Janeiro o lema foi envio (“Ide e façais discípulos em todas as nações” Mt 28,19) e na Cracóvia uma grande resposta passou a permear nossas vidas: "Bem-aventurados os MISERICORDIOSOS, porque eles alcançarão MISERICÓRDIA" (Mt 5, 7).

Em ambas, Papa Francisco falou diretamente aos anseios dos corações juvenis ao em tudo dizer-nos que nossa sede de revolução só será saciada se nos gastarmos na Misericórdia.


Vamos nos aprofundar mais.

Você lembra o cenário da JMJ 2013? A violência e toda espécie de caos pareciam assolar o Brasil e foi neste clima que a juventude católica foi capaz de dar a resposta: nascemos para o envio. O envio não consiste em um intercâmbio de férias ou uma rota de fuga da realidade, mas sim, é o desapegar de todas as raízes egoístas e ir de encontro às necessidades da humanidade. A formação de discípulos é uma necessidade urgente. Pensemos: quantos necessitam sentir o afago da Misericórdia do Pai? Quantas nações não necessitam de uma renovação em seu modo de vida, pois muitos deixaram apagar a chama da fé?

O envio é sinal de esperança, pois revela a fortaleza e o protagonismo daqueles que são enviados. A cada instante o próprio Deus inquieta os nossos corações ao dizer-nos: "- Conto sempre contigo meu filho", e é nesta confiança que deixamo-nos conduzir na transformação das realidades, formando assim uma geração nova.

E quando as incertezas tomaram conta dos nossos pensamentos? A JMJ 2016 nos mostrou o segredo da felicidade: misericordiar os pobres. Ou seja, ser instrumento do Ressuscitado e colocar-se de prontidão para servir a todos os que experimentam da aridez espiritual.

Somos convocados para a ação! Por isso, o Papa Francisco nos diz: "A Misericórdia tem sempre o rosto jovem". Quando optamos integralmente por Jesus Cristo, é Ele que prevalece em nossas atitudes, e assumindo o nosso rosto se faz conhecido, e assim muitos são resgatados. Isso mesmo. A misericórdia possui o seu rosto a cada sim verdadeiro que você dá. A misericórdia possui o seu rosto a cada gesto de amor concreto. A misericórdia assume o seu rosto quando você decide em fazer a vontade de Deus.

Caro Jovem, confiamos em você na transformação da humanidade. Usar dos seus talentos para realizar a vontade de Deus será para vós uma felicidade inestimável. Não se limite, não se prenda, não se isole, pelo contrário, revele aos quatro cantos deste mundo o rosto da Misericórdia. Revele um rosto alegre, autêntico... um rosto Ressuscitado!

Lembre-se sempre: A alegria da Misericórdia será para sempre a sua alegria.

Contamos contigo!

Por GC Bruno Lucena, FSVA

#Misericórdia #Juventude #JMJ

NOVA
R$30,00
AUXICAMISA

Movimento dos Filhos da Santíssima Virgem Auxiliadora

Av. São João Batista  S/N  - Conj. Castelo Branco - Aracaju/SE 

+55 (79) 3021-6960

Todos direitos reservados                Movimento Auxilia - 2020