A Alegria é já! (Carta aos Jovens)


Aracaju, 17 de Janeiro de 2019


Meus caros Jovens,

A Alegria é já!


A Alegria, nosso estado permanente de vida é o maior estímulo e realidade que me leva a escrevê-los. Estímulo por ser uma motivação, inspiração, e realidade por ser visível no semblante de cada jovem e contemplável em seus sonhos, objetivos e forma de vencer desafios. Saibam que nós jovens somos a alegria do coração do Pai!


Papa Francisco em seus ensinamentos aos jovens ensina-nos a "não nos contentarmos com uma vida parada, cômoda e nem com as migalhas oferecidas por 'barulhos'". Quais são os barulhos que distraem os seus sentidos? Em quais momentos você sufoca a Alegria e já não se reconhece? Como tem aproveitado o tempo? São perguntas essenciais se queremos descobrir o real sentido do nosso existir.


Meus caros jovens, sei o quanto procuram referenciais como resposta para tantos anseios. É como se do coração surgisse uma força a procurar de forma incansável e extremamente veloz. Procuramos nas pessoas da nossa história, por onde passamos, nas navegações em sites e aplicativos, nos comerciais, séries, músicas... estamos sempre a procurar. Buscamos e ao mesmo tempo percebemos um forte barulho. Não um barulho único, mas diverso. Tal barulho é composto por gritos querendo atrair, frustrações, expectativas ilusórias e até falsos e perigosos convites para saciar nossas experiências e desafios de solidão, orfandade e carências. Meus caros jovens, tenham cuidado!


Mais do que nunca precisamos orientar os nossos sentidos para a Alegria. Somente a Alegria é capaz de nos auxiliar, pois Cristo é Alegria e dEle extraímos a nossa verdade particular: quem somos, nossa missão e caminhos para superarmos desafios e viver a plena vontade do Pai. Somente a Alegria impulsiona o jovem para a descoberta de si através da sadia convivência. Somente a Alegria é a autêntica resposta! Ela não necessita de barulhos, outdoors, temporadas na Netflix... ela necessita apenas da sua ousadia e do seu semblante, e já habitando em ti ela se revelará e transformará toda uma realidade.


Meus estimados, a Alegria não é uma ideia ou um anestésico para não sentirmos tudo que está a acontecer, mas é a fonte que necessitamos para saciar nossa sede, remédio para nosso semblante muitas vezes debilitado e combustível para avançarmos. Sim, precisamos avançar! Avançar em busca de nossos sonhos, da vontade de Deus... Avançar para levarmos a Paz!


A Alegria é já! Começa no agora. Começa na vida de oração centrada na vontade de Deus e não em nossas mesquinharias, passa pelo discernimento das ações do cotidiano e no controle comportamental em meios virtuais e assim, alcança não somente respostas, mas o Céu.


Posso contar com você para sermos muito mais Alegria em 2019? A Alegria é já!


Fraternamente,


Bruno Lucena, FSVA



NOVA
R$30,00
AUXICAMISA

Movimento dos Filhos da Santíssima Virgem Auxiliadora

Av. São João Batista  S/N  - Conj. Castelo Branco - Aracaju/SE 

+55 (79) 3021-6960

Todos direitos reservados                Movimento Auxilia - 2020