40 dias de uma nova experiência

Segundo nosso baluarte, o Papa São João Paulo II, "a Quaresma ajuda os cristãos a penetrarem mais profundamente neste ‘mistério escondido desde tempos antigos’ (Ef 3, 9): leva-os a confrontarem-se com a Palavra de Deus vivo e pede-lhes que renunciem ao egoísmo a fim de acolherem a ação salvífica do Espírito Santo".



Quando criança, sempre me perguntava o porquê das imagens estarem cobertas, ou por que algumas senhoras estavam de preto e por que comer peixe em alguns dias da semana. À medida que fui crescendo, tudo aquilo deixou de ser dúvida e passou a virar costume, algo que acontecia uma vez por ano. Mas, em outro momento, aquela curiosidade voltou.


Ao longo do tempo, nós também vamos adquirindo esses hábitos, muitas vezes sem entender, apenas seguindo, como se fossem simples tradições. Mas ao começar a imitar tudo aquilo, via as pessoas em volta e algo em mim despertava um curiosidade profunda, até que, lenta e finalmente, ia chegando ao entendimento de algumas coisas. E, com isso, pergunto: Você já sabe o que realmente é Quaresma?