GUARDIÕES GERAIS

Nascido no dia 09 de Julho de 1992, Felipe Santos Bastos, FSVA é natural de Aracaju/SE, filho único de Maria Xavier Santos Bastos e José Antônio Pinheiro Bastos. Oriundo de uma família católica, Felipe Bastos, FSVA sempre encontrou o alicerce familiar que contribuiu para o seu chamado. Batizado na Igreja de São Judas Tadeu pelo servo de Deus, Frei Miguel, iniciou sua vida cristã na Capela Nossa Senhora do Carmo, atual Paróquia N. Sra. do Carmo e Santa Teresinha do Menino Jesus. Ingressou em 1999 no Oratório Festivo N. Sra. Auxiliadora qual obteve o primeiro contato com a espiritualidade de São João Bosco.
Sempre engajado na vida pastoral do Oratório, assumiu em 2008 a coordenação do primeiro grupo de jovens do Oratório, chamado de Esperança Jovem. Em seguida, assumiu a coordenação da AJS Aracaju (Articulação da Juventude Salesiana) por dois anos. Em 2010, após rezar e partilhar com o Pe. Aristides Pereira, responsável pela Pastoral Juvenil Salesiana, Felipe oferta sua vida aos 18 anos, convidando os jovens a viver uma experiência qual "Dom Bosco chamava cada um". Desse modo, nasceu o Movimento Auxilia na Paróquia N. Sra. Auxiliadora com apenas 7 jovens que aceitaram o desafio proposto pelo fundador.
Sua trajetória com os jovens sempre foi marcante através dos sinais de Deus presente em seu estilo de cuidar, acolher e escutar todos os jovens, sempre se colocando como qualquer outro jovem, levando os aprendizados de Dom Bosco por onde passava. Em 2016 assumiu a grande missão de coordenar o setor responsável por toda juventude da Arquidiocese de Aracaju; tempo importante para fortalecer o chamado que Deus o apresentou aos seus 18 anos.
Atualmente é designer gráfico, mora com os familiares e modera os Filhos da Santíssima Virgem Auxiliadora até o fim de sua vida conforme nossos escritos. Além da missão com o Movimento Auxilia, contribui na formação e acompanhamento da juventude católica, assim, prevalecendo os seus sinais de juventude e alegria em servir na missão suscitada por Deus.

Emilly Kedma Menezes Ribeiro nasceu no dia 20 de Setembro de 1991 em Laranjeiras/SE. Formada em Psicologia, Emilly sempre teve sua vida religiosa como prioridade, tendo seus primeiros passos na Paróquia de São Judas Tadeu. Conheceu o movimento através de uma ação social promovida pela AJS de Aracaju. Sentido o desejo profundo em viver este chamado, conheceu o Auxilia nos primeiros passos de sua história na comunidade Salesiana de Aracaju.
Sendo perceptível que os jovens precisavam de uma experiência mais profunda com Nosso Senhor, Emilly Kedma aceitou o chamado de conduzir os jovens sendo cofundadora do movimento, missão qual exerce nos dias de hoje até o fim de sua vida. Sendo um auxílio onde a Santa Igreja nos chama, Emilly já serviu a CNBB, sendo enviada em missão na Amazônia e presidiu o Setor Juventude da Arquidiocese de Aracaju.
Douglas Batista Silva é natural de São Gabriel/BA, nascendo no dia 14 de Maio de 1994. Sempre atuante em sua comunidade, Douglas teve que escolher morar em outro estado para que pudesse dar continuidade aos seus estudos. Vindo morar em Aracaju para concluir o curso de Matemática, conheceu o Movimento Auxilia em uma Santa Missa na Paróquia N. Sra. Auxiliadora, de uma forma inesperada aos nossos olhos, mas como Deus planejou em sua vida.
Jovem de profundo apreço pelo conhecimento da Doutrina da Igreja, foi responsável pela estruturação institucional e vocacional do movimento, sendo atualmente o formador geral, resultando em diversas vocações que se apaixonaram com nosso carisma. Atualmente, ainda exerce a função de responsável pelo Setor Promoção Humana.
Identidade Visual
Qualquer missão, camisa, acampamento, folheto ou nas redes sociais do Movimento Auxilia; você deve notar que o carisma é marcado não apenas na espiritualidade mas também na sua identidade visual. A curiosidade é maior daqueles que estão participando pela primeira vez de alguma atividade.
A nossa atual marca foi lançada no Praise Auxilia 2017. Ela sempre fez parte da identidade da marca do Movimento Auxilia, mas, ao passarmos por uma revisão gráfica, foi analisado que era necessário a valorização da nossa espiritualidade destacando-se em traços gráficos. Todo esse processo é natural na construção dos carismas na Santa Igreja. Ao longo dos anos, o agir do Espírito Santo foi modelando o que nós somos e de tal modo, expressando o Teu sonho para teus filhos.
Atualmente o Movimento Auxilia tem dois símbolos oficiais: O Brasão, usado na esfera administrativa e eclesial; e a marca (logotipo), utilizado no âmbito público e pastoral. Esses símbolos fazem parte de um projeto institucional que é atualizado anualmente chamado de MIVA (Manual de Identidade Visual do Auxilia)
Significado da marca:
A marca retrata o sonho de São João Bosco conhecido como o "Sonho das duas colunas". Neste sonho, ele viu uma grande caravela que navegava em um oceano agitado. As ondas do mar estavam escarpeladas pelo vento e batiam furiosas contra a embarcação que se agitava de um lado para o outro, no meio de uma batalha que se travava.
Aproximando o olhar, Dom Bosco percebeu que quem estava no timão, no comando da caravela, era o Papa, com as suas vestes características, pilotando diligentemente para que a Barca seguisse o seu rumo. Mas o vento tornava-se mais forte e as ondas do mar agitavam-na furiosamente, a ponto de quase fazê-la naufragar. Quando o perigo aumentava, Dom Bosco percebeu que de cada lado da caravela surgia uma coluna, as quais impediam o naufrágio. De cada coluna uma corrente se prendia na Barca e a impedia de naufragar.
Em cima de uma das colunas estava a sagrada Hóstia num ostensório dourado, e na sua base estava escrito: "Salus credentium" (Salvação dos que creem); e no alto da outra coluna, estava a imagem de Nossa Senhora. Na base da coluna estavam as palavras: "Auxilium Christianorum" (Auxiliadora dos Cristãos).
